Pages

sábado, 20 de setembro de 2014

Ibope: Estratégia de vitimização voltou-se contra Marina


 A estratégia de vitimização, usada pela campanha Marina Silva (PSB) ,voltou-se contra a própria candidata. A análise é do diretor do Ibope Hélio Gastaldi, responsável pela unidade de Opinião, Política e Comunicação do instituto de pesquisas. Em um mês, a rejeição de Marina dobrou.

Agora, além de driblar as críticas dos oponentes, Marina terá de mostrar firmeza para tentar passar mais credibilidade como candidata a presidente, disse Gastaldi ao  jornal Valor Econômico

“O aumento da rejeição de Marina já era esperado. Em um primeiro momento, só os pontos positivos foram exibidos e depois ela ficou envolvida em uma agenda negativa. Mas a estratégia de vitimização teve efeito contrário”, afirmou o diretor do Ibope. “Agora ela terá de correr atrás do prejuízo, já que perdeu a chance de mostrar firmeza. Ao se fazer de vítima e mostrar ingenuidade aos ataques das outras campanhas, ela perde a credibilidade”, analisou.

A estratégia de Marina foi uma resposta ás criticas de  Dilma. Segundo o diretor do Ibope, essa estratégia petista teve impacto na candidatura do PSB e ajudou a aumentar a rejeição da candidata. “Mas não deve surtir mais efeito na campanha”, disse.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje, a rejeição de Marina é de 22%, maior do que a de Aécio, com 21%. A rejeição de Dilma é de 33%. Há um mês, na pesquisa realizada entre os dias 14 e 15 de agosto, a rejeição de Marina era de 11%; a de Aécio era 18% e Dilma, 34%.

Para Gastaldi, se o primeiro turno demorasse mais algumas semanas — e não se realizasse dentro de suas semanas — as intenções de voto em Marina teriam uma redução significativa. “O voto dela é o mais volátil. É um voto do momento. Se a campanha tivesse uma duração maior, Marina teria mais a perder do que ganhar”, afirmou. Nesse mesmo cenário,  o candidato do PSDB, Aécio Neves, em terceiro lugar nas pesquisas, poderia resgatar parte das intenções de votos, que migrou em sua maioria para a candidata do PSB.

Na análise do diretor do Ibope, o cenário eleitoral está estável e deve manter o atual quadro, com a presidente Dilma na liderança, seguida por Marina. As duas candidatas devem disputar um provável segundo turno e a tendência, “pelo histórico das pesquisas”, é que tenha uma “sutil ampliação”  da diferença entre as duas candidatas. Segundo a pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, Dilma tem 37% e Marina, 30%. Já Aécio tem 17%.

Gastaldi afirmou que a intenção de voto dos candidatos tende a oscilar, mas sem mudanças significativas. “Não é esperada nenhuma grande movimentação no cenário eleitoral”, disse. “O cenário é estável”.

Apesar do aumento da rejeição de Marina, a candidata do PSB tem a melhor imagem entre os principais presidenciáveis  nas redes sociais, de acordo com análise feita pelo Pollitics, uma ferramenta do Ibope que monitora os comentários sobre os candidatos nas redes sociais. Dilma está em segundo lugar na contagem dos comentários positivos publicados na internet e Aécio, em terceiro.

Segundo o estudo, os comentários no Twitter sobre as eleições cresceram 115% da primeira semana de julho até a primeira semana de setembro, de 249 mil postagens para 536 mil.Valor Econômicoi

1 Comentários:

Herminio disse...

Ja existe o "Mil e uma Noite", agora Marina pode fazer o Mil e uma Cara, pra ver se o eleitor se convence que ela será melhor para o Brasil.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração