Pages

quarta-feira, 25 de março de 2015

MPE investiga desvio de finalidade em uso de avião



O ex-governador André Puccinelli (PMDB) terá de prestar esclarecimentos ao Ministério Público Estadual (MPE) por utilizar em seus compromissos avião do Corpo de Bombeiros, acautelado exclusivamente para atender serviços de emergências, transportar órgãos e agilizar o salvamento de vidas em Mato Grosso do Sul. Segundo a investigação comandada pela promotora Bianka Machado Arruda Mendes, da 29ª promotoria de Justiça, a aeronave Baron A-58, de prefixo PRFPG, não foi utilizada para salvar pacientes e foi desviada da finalidade para atender a agenda do ex-governador e transportar a senadora Simone Tebet, secretários e deputados estaduais para o interior, Brasília, São Paulo e Goiânia.

O inquérito civil, publicado no Diário Oficial do MPE na segunda-feira (23), reúne documentos como o diário de bordo do avião com o registro das dezenas de viagens constanto nomes de oito deputados estaduais e federais, além de familiares do governador.

Nos autos, está anexado um Termo de Cooperação entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), firmado pela então secretária Beatriz Dobashi, estabelecendo que o avião deveria operar até 30 horas de voo por mês na prestação de socorro e serviços de saúde. A SES ficaria então responsável por equipar o aparelho com três kits aeromédicos para atendimento pré-hospitalar, providenciar uniformes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais médicos para atender emergências, além de realizar a manutenção mecânica da aeronave. O avião era operado pela Amapil Táxi Aéreo Ltda., que venceu uma licitação em 2013, recebendo cerca de R$ 2,5 mil por hora de voo, totalizando R$ 600 mil por ano. O ex-governador tem até 15 dias para prestar esclarecimentos à promotoria e pode responder por improbidade administrativa caso a denúncia seja comprovada.(Correio do Estado de MS)

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração