Pages

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dilma homenageia Brizola e fechará 2012 com 30 mil escolas em horário integral

O programa de rádio "Café com a Presidenta" desta segunda-feira teve como tema principal o "Mais Educação", que visa manter as crianças da 1ª a 9ª série dentro da escola em horário integral.

Resumo:

- O programa "Mais Educação", criado em 2007, já alcança 15 mil escolas e 2,8 milhões de crianças em tempo integral, com extensão de atividades esportivas, culturais e digitais.
- Este ano de 2012 será fechado com o dobro destes números: 30 mil escolas implantadas e 5 milhões de crianças atendidas;
- Com isso, o governo antecipa para este ano o resultado esperado apenas para 2014;
- A nova meta para 2014 também foi dobrada para 60 mil escolas;

Histórico:

- O programa remete à uma antiga luta de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, com o programa dos CIEP's, implantado no estado do Rio de Janeiro na década de 80.
- Quando a senadora Marta Suplicy (PT/SP) foi prefeita de São Paulo, ela fez sua versão paulistana do programa com os CEU's. Sucedida por Serra/Kassab na prefeitura o programa foi esvaziado.
- Em 2007, no governo Lula, o então ministro da educação Fernando Haddad, criou a versão federal chamada "Mais Educação" que a Presidenta se refere, para dar apoio federal às escolas municipais e estaduais (responsáveis pelo ensino fundamental) a implementarem o turno integral. Começou com 1.380 escolas em 2008, ampliando sucessivamente para 5 mil em 2009, 10 mil escolas em 2010 e 15 mil em 2011.

A íntegra do Café com a Presidenta:



Transcrição



Apresentador: Olá, amigos! Eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! E bom dia aos nossos ouvintes!

Apresentador: Presidenta, a educação em tempo integral já é uma realidade em muitas escolas públicas brasileiras. Conta para a gente: como é o programa do governo federal para esses estudantes?

Presidenta: Olha, Luciano, o Programa Mais Educação – Educação em Tempo Integral – é responsável por uma grande transformação que já estamos fazendo em 15 mil escolas do Ensino Fundamental de todo o país. Dois milhões e oitocentos mil estudantes, do 1º ao 9º ano, hoje, já ficam na escola o dia todo. Eles participam de atividades orientadas, que vão desde o acompanhamento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de artes e informática. Tudo isso em um turno complementar. Até o fim do ano, o Mais Educação estará em 30 mil escolas públicas, vai, aí, alcançar 5 milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive na área rural. Isso significa que vamos alcançar a meta que tínhamos para 2014. E queremos mais: nossa nova meta, Luciano, será chegar a 60 mil escolas.

Apresentador: Presidenta, antigamente, só as crianças de escolas particulares tinham acesso a essas atividades...

Presidenta: É, Luciano. Ter acesso à escola em tempo integral era mesmo um privilégio das famílias de maior renda e dos países desenvolvidos. Mas agora, com o Mais Educação - Escola Integral, mais crianças e adolescentes do Brasil que estudam em escolas públicas também têm acesso a essas atividades. Elas ficam na escola, no mínimo, sete horas por dia. Lá, recebem um lanche pela manhã, almoçam e depois, à tarde, fazem um novo lanche. E o que é importante: têm reforço em matemática, português, ciências, praticam esportes, têm aula de arte e ainda fazem informática. O MEC está com as inscrições abertas para novas adesões das prefeituras até o dia 30 de março. Vamos investir, para você ter uma ideia, Luciano, R$ 1,4 bilhão, neste ano de 2012, para garantir a estrutura do Mais Educação a todas as escolas inscritas no programa.

Apresentador: Como são selecionadas as escolas para o Mais Educação, presidenta?

Presidenta: Olha, Luciano, nossa prioridade neste ano são as escolas onde estudam os beneficiários do Bolsa Família e também aquelas que tiveram uma avaliação baixa do Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do MEC. As atividades complementares, Luciano, podem contribuir muito para melhorar a qualidade da educação das nossas crianças. Foi exatamente isso que aconteceu com a Pietra, que mora lá em Esteio, no Rio Grande do Sul. Ela começou a fazer judô na escola, com o Mais Educação, e aprendeu a gostar e a se dedicar ao esporte, que exige, Luciano, muita disciplina. No ano passado, a Pietra ganhou um campeonato gaúcho de judô na sua categoria. Neste ano, ela mudou de escola, porque foi para o Ensino Médio, mas se tornou um exemplo, uma referência incentivando outras crianças.

Apresentador: E essas atividades estão melhorando o desempenho dos alunos?

Presidenta: Luciano, esse é o efeito mais importante do programa: melhorar o aprendizado e interesse dos estudantes pela escola. No Rio de Janeiro, por exemplo, os estudantes do 5º e do 9º ano, do Mais Educação, conseguiram aumentar suas notas de português e de matemática. Isso mostra como a escola em tempo integral é importante para dar aos estudantes novas oportunidades. É uma forma, Luciano, de superar desigualdades, permitir que todas as crianças tenham uma boa educação e tenham acesso a atividades que serão muito importantes para o seu futuro. É uma mudança na forma de fazer educação no Brasil. Aliás, Luciano, eu não posso deixar de comentar e de homenagear uma pessoa que sempre lutou pela educação em tempo integral: o Leonel Brizola, que começou a fazer isso no Rio, mas não teve condições de implantar porque estava fazendo isso localizadamente. Agora, o MEC vai fazer um grande esforço para assegurar educação em tempo integral para os nossos alunos.

Apresentador: Antes de terminar o programa de hoje, presidenta, eu queria pedir que a senhora explicasse para os nossos ouvintes a mudança no programa Minha Casa Minha Vida, que a senhora anunciou no Dia Internacional da Mulher.

Presidenta: Ah, Luciano, essa mudança é um reconhecimento do papel que a mulher brasileira desempenha como chefe de família. A partir de agora, as moradias do Minha Casa Minha Vida, adquiridas pelas famílias com renda até R$ 1.600,00, vão ser registradas sempre no nome das mulheres. Elas serão donas do imóvel, mesmo em caso de separação ou divórcio. É uma garantia, Luciano, muito importante para as mulheres e para as suas famílias, pois a gente sabe que, nessas horas, a maior responsabilidade pela educação e sustento dos filhos acaba ficando mesmo é com as mulheres. O pai só terá direito à propriedade quando tiver a guarda exclusiva dos filhos. Essa é uma mudança importante, porque valoriza as mulheres, protege as crianças, garante um futuro melhor para todos os brasileirinhos e as brasileirinhas.

Apresentador: Presidenta, nosso tempo chegou ao fim. Obrigado por mais esse Café.

Presidenta: Eu é que agradeço a você, Luciano. E também aos ouvintes que nos acompanharam hoje.

5 Comentários:

Djijo disse...

É interessante que quando Brizola disputava a presidência, o PT combateu ferozmente os CIEPS.
Aqui no RS, Colares, governador pelo PDT, construiu várias escolas pelo estado. Veio o PT e acabou com o probrama. Então, devagar com as críticas contra os que vieram depois da Marta.

Milton disse...

Como os presidentes de todas as federações votaram nele, merecem também ser investigados.

Anônimo disse...

Só falta respeitaram o PISO!

Moreira disse...

É um ótimo programa. A minha Escola já implantou. Aqui no início damos a oportunidade da família escolher.Se gostaria que o filho participasse do programa. No começo algumas mães ficaram em dúvidas. Mas agora elas estão achando o máximo, pois os filhos melhoraram na aprendizagem tanto nas disciplinas do currículo como no emprendimento. Parabéns Presidente. Continue valorizando a Educação. Já sabemos que um País só se desenvolve se a educação for valorizada.

Geysa Guimarães disse...

Criança na escola é criança fora do crack e do banditismo.
Boa, Dilma! Viva os CIEPS do Brizola!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração